Condutores que desejam atuar no transporte de carga indivisível e outras. Devem cumprir os requisitos, conforme Resolução Contran nº 789/20:
- Ter realizado o curso de Formação, Transporte de Cargas Indivisíveis
- Estar habilitado na categoria “C”, "D" ou “E”.
Importante:
- O condutor precisa possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, ou seja, não pode estar vencida, cumprindo penalidade de suspensão do direito de dirigir, com cassação de CNH, com pena decorrente de crime de trânsito e não pode estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
- O não cumprimento dos pré-requisitos invalida a realização do curso.
- Caso exista algum impedimento para realizar o curso, o condutor deve, primeiro, regularizar a situação de sua CNH para só depois realizar o Curso Especializado.
Experiência de aprendizagem
Os conteúdos são tratados de forma dinâmica e interativa buscando análise e reflexão sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito seguro.
Relaciona o conteúdo com o contexto do trânsito e o dia a dia do condutor, com foco nos valores de respeito ao outro, ao ambiente e à vida, de solidariedade e controle das emoções.
Conteúdo Programático
- Retomada dos conteúdos do curso de especialização.
- Atualização sobre resoluções, leis e outros documentos legais promulgados recentemente.
- A direção defensiva como meio importante para a segurança do condutor, passageiros, pedestres e demais usuários do trânsito.
- A responsabilidade do condutor de veículos especializados de dirigir defensivamente.
- Atualização dos conteúdos trabalhados durante o curso, relacionando teoria e prática.
- Estado físico e mental do condutor, consequências da ingestão e consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.
- Retomada dos conteúdos trabalhados no curso de especialização, estabelecendo a relação com a prática vivenciada pelos condutores no exercício da profissão.
- Atualização de conhecimentos.
- Retomada dos conteúdos trabalhados no curso de especialização, estabelecendo a relação com a prática vivenciada pelos condutores no exercício da profissão.
- Atualização de conhecimentos sobre novas tecnologias e procedimentos que tenham surgido no manejo e transporte de cargas.